terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Peça de teatro

A Turma do 6º C em Entrevista com o Pai Natal



CECíLIA:_ Fomos encontrá-lo a fazer embrulhos e a arrumar sacos e malas no porta –bagagens do trenó. Para meter conversa, visto que o Pai Natal, sugeito muito modesto, não gosta de ser entrevistado, perguntámos-lhe:

RAFAEL:_ Então, muito trabalho, este ano?

PAI NATAL:_ Nem calcula! É que as meninas e os meninos estão cada vez mais exigentes. Só querem brinquedos caros e volumosos. Ora, eu, francamente, já não tenho forças para carregar com tanta coisa! Tome o peso a esta caixa, faça favor.(e dirige-se à Marta que pega nela e faz uma expressão de que realmente pesa muito)

MARTA
:_ Ah, realmente , a caixa está pesada!

MÓNICA:_ E o que leva nessa caixa?

PAI NATAL:_ É um comboio eléctrico inteirinho, com os comandos, carruagens , baterias, estações! E não tenho ninguém que me ajude.

RUTE:_ Tens razão, Pai Natal!

PAI NATAL: _Claro que os meninos , depois, queixam-se de que eu não trouxe tudo o que eles pedem…Para chegar a todos tenho de reduzir a encomenda de cada um. O porta bagagens do trenó não é de elástico e as minhas forças também não são muitas.

RAFAEL:_ Só a sua paciência, Pai Natal, é infinita.

PAI NATAL:_ Nem sempre , meu amigo, nem sempre Quando recebo cartas como estas, perco a paciência. Ora lê.( desdobrou uma folha de papel e deu a ler a carta à Cá tia)

CÁTIA: _ “ Querido Pai Natal:
Queria pedir-lhe uma boneca daquelas grandes, que eu vi, no outro dia, numa montra, quando fui sair com a minha mãe. Queria enxoval completo da boneca, uma banheira para lhe dar banho, um pente , uma escova e um secador para cabelos de bonecas. Queria também um serviço de chá para bonecas, um triciclo, um jogo e uma lapiseira azul.
Para a minha irmã não mande nada, porque ela só sabe estragar-me os brinquedos.
Beijinhos da sua amiga
Luísa “

PAI NATAL:_ Leu tudo? Que tal aquele bocadinho em que ela diz para não dar nada à irmã? Veja se não é de uma pessoa perder a cabeça!

HELENA:_ Mas não perca, Pai Natal.__ A sua cabeça, onde cabem milhões de nomes, moradas e pedidos, é preciosa.

PAI NATAL:_ Nem me fale disso! Já não tenho memória para tanta coisa. Os pedidos , as listas aumentam de ano para ano…

SÍLVIA: _Não diga que já troou encomendas?

PAI NATAL:_ Se tenho!

RAFAELA
:_ Que faz o Pai Natal quando o natal acaba?

PAI NATA L:_ Descanso umas semaninhas e, depois, ponho-me a trabalhar par a o Natal seguinte. Viajo muito, corro todas as exposições e fábricas de brinquedos , faço as minhas encomendas….Quando calha, disfarço-me de velho mendigo e vou ter com os meninos, que tantos trabalhos me deram.

ANA RAFAELA :_ E o que sucede? Os meninos acarinham-no, falam consigo, dão-lhe alguma prenda?

PAI NATAL:_ sofro cada desilusão ,minha amiga, que é preferível ficarmos por aqui. Talvez para o ano que vem lhe conte mais coisas.

CECÍLIA
: Couberam ao Pai Natal as últimas palavras da entrevista . Aguardemos um ano e, até lá, vejam se não desiludem o Pai Natal.


António Torrado – Entrevista com o Pai Natal (Adaptado)
www.historiadodia.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Que peça tão bonita!
Espero que neste Natal não haja meninas egoístas como a Luísa.

Neide Borges