quarta-feira, 26 de março de 2008

Símbolos da Páscoa


A equipa dinamizadora deste blog de leitura deseja a todos uma Páscoa Feliz.

A Páscoa é a festa anual dos cristãos para comemorar a ressurreição de Jesus.
Os ovos e o coelho são alguns dos símbolos de Páscoa. Mas porquê? Qual a origem desta tradição tão milenar?

Ovos de Páscoa, símbolo de nascimento e de vida que se renova, chegaram até nós através dos rituais pagãos da Antiguidade ligados ao início da Primavera. A tradição de oferecer ovos coloridos à família e aos amigos teve início na China, espalhando-se aos povos Egípcios e Persas. Os tradicionais ovos de chocolate, tal como os conhecemos hoje, surgiram em França no final do século XIX, com o desenvolvimento da indústria de chocolate. Nessa época, tal como acontece ainda em alguns países como nos EUA e na Alemanha, os ovos eram oferecidos às crianças e escondidos no jardim, para que no Domingo de Páscoa os descobrissem, pensando que quem lá os tinha deixado teria sido o coelho de Páscoa.

Coelho de Páscoa é outra das lendas associadas a esta época. Símbolo da fertilidade, o coelho, quando a neve começa a derreter, é o primeiro animal que sai da sua toca, anunciando o ressurgir da vida, Desta forma, o coelho simboliza a ressurreição de Jesus, ele representa a Igreja. Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, a sua imagem simboliza a capacidade da igreja de se multiplicar espalhando novos discípulos de Cristo.

Branco, o mais antigo símbolo de Páscoa, simboliza realeza, autoridade e paz.

Cruz traduz o sofrimento de Cristo, porém na Páscoa, ela fica vazia, sinal da ressurreição.

Cordeiro- símbolo da Páscoa Judaica. Matava-se e comia-se o cordeiro mas com Jesus e a sua morte, o cordeiro passou a ser o próprio Jesus.

Sem comentários: