quinta-feira, 5 de junho de 2008

Origem e breve história do tabaco




Fala-se tanto dos males irreparáveis do cigarro mas, afinal, que substância é essa que provoca essa sensação agradável, essa dependência atroz?
Qual a origem do tabaco? Por que razão se propagou tão rapidamente? Como é que chegou à Europa?
O tabaco, planta do género nicotiana, da qual existem mais de 50 espécies diferentes ( entre elas a Nicotina Tabacum)é originária do chamado Mundo Novo.
O tabaco era conhecido e utilizado em grandes zonas do continente americano, antes da chegada dos portugueses e espanhóis. Esta planta, que era consumida de várias maneiras, fazia parte dos rituais religiosos, na passagem da adolescência para a idade adulta e era usada diariamente em toda a América.
Foi com os Descobrimentos que os europeus tomaram o primeiro contacto com esta apreciada planta. A partir daí, o seu uso e aceitação rapidamente se estendeu a toda a Europa devido, em parte, ao reconhecido valor terapêutico.
De planta desconhecida, rapidamente passou a ser do conhecimento de todos, tendo provocado uma forte repressão por muitas autoridades. A título de exemplo, o Papa Urbano VII excomungava quem permitia abuso tão repugnante junto das dioceses e nos seus arredores.
No século XVIII as proibições param e o uso do tabaco sobe gradualmente. Com a Revolução Industrial, o cigarro passou a ser socialmente aceite, o que permitiu e facilitou o aumento da produção e consequentemente o aumento do hábito de fumar.

Doc. Retirado da Net

Sem comentários: