terça-feira, 29 de abril de 2008

Histórias para ler e encantar




A obra O Conselheiro do Rei de Alexandre Parafita, escritor transmontano, consagrado na Literatura Infantil, contém seis histórias recontadas e recriadas pelo autor, num estilo e linguagem ajustados aos gostos dos mais pequenos.
Histórias como" Branca Flor , e os seus suspiros", " O Moinho da maldição", "O Diabo e o Ferreiro"...permitem às crianças de hoje voltar atrás no tempo e deliciarem-se com belíssimas narrações, recheadas de elementos sobrenaturais,num convite permanente à sua imaginação.
Este livro contém histórias muito antigas, do tempo dos reis, dos castelos, dos duendes e das fadas, contadas ao longo de várias gerações pelos nossos avós e seus antepassados. De tão antigas que são, ninguém se lembra de quem as contou pela primeira vez. O que se sabe é que elas são fruto da imaginação e das vivências do nosso povo, numa tentativa de encontrar explicação e solução para os seus problemas.
Estas histórias de tradição oral são o testemunho vivo da cultura e saber populares de que nós nos orgulhamos e temos o dever de preservar.

Sem comentários: